quinta-feira, 19 de abril de 2012

"Guernica" de Pablo Picasso e sua contextualização com a realidade.

Trazendo para os dias de hoje, nós vemos na obra Guernica, de Pablo Picasso, a mesma essência na qual ela nos propôs, não exatamente sobre a guerra francesa, mas a violência com a qual estamos convivendo nos dias de hoje.
Em países como o Brasil, de instituições frágeis e de profundas desigualdades econômicas e uma tradição cultural de violência. A realidade do cotidiano das grandes cidade é violenta.
    Ao lembrarmos de um país onde o amor, a cumplicidade, os sonhos e o respeito já reinaram, onde havia paz e as crianças brincavam nas ruas sem medo. Isso hoje não existe mais.
   São frequentes os comportamentos criminosos graves, como: assassinatos, linchamentos, assaltos, tiroteio entre gangues rivais, e há muita corrupção, além do desrespeito sistemático às normas de conduta social estabelecidas pelos códigos legais ou pelos costumes.
   A violência torna-se ainda maior em países que os mecanismos de controle social político e jurídico funcionam mal, ou nem funcionam.
    Na ordem pessoal, cada um deveria se esforçar para conseguir que coincidisse o que pensa com o que  faz, modelando uma vida coerente e escapando da contradição que gera violência.
    Hoje em dia, nem a natureza escapa, animais são mortos a sangue frio, cada vez mais a natureza vem sendo degradada; e cadê a nossa biodiversidade?
   Onde a lei do tráfico de drogas impera, mães vem perdendo seus filhos ainda muito jovens...
   Dor... sofrimento... medo... caos.E a revolta de uma sociedade ao conviver com tanto sofrimento estão representados nesta obra Guernica de Pablo Picasso.