terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pragmática


     A Semântica e a Pragmática preocupam-se com os significados que a palavra / frase pode ter, porém a Pragmática vai além da Semântica e considera a situação em que elas estão inseridas, ou seja, preocupa-se com o contexto.

     Somente com uma palavra, fica difícil de entender o que está sendo dito. Consideremos como exemplo a palavra “morreu”.

     Analisemos as possibilidades de acordo com as situações propostas a seguir:

  • Situação 1:
     Suponha-se que o contexto seja o seguinte: duas vizinhas se encontram quando uma delas está indo ao trabalho e esta pergunta por um senhor que estava internado e era conhecido de ambas.

“E o senhor Lúcio, ele está melhor?”
“Infelizmente ele morreu ontem!”

     Nesse sentido, fica claro que o senhor pela qual uma das mulheres perguntou faleceu.
     Num outro contexto a palavra “morreu” possui outro sentido. Vejamos:

  • Situação 2:
     Suponha-se a seguinte situação: um casal de namorados está discutindo por motivos fúteis e num determinado momento da discussão a garota olha para seu namorado e diz:

“Tá bem! Morreu o assunto!”

     Neste último exemplo o sentido da palavra “morreu” é como se fosse um sinônimo para “acabou-se”, “encerrou-se” o assunto.
    
     A palavra “morreu” em seu sentido detonado, o sentido denominado “real” da palavra, quer dizer o seguinte, segundo o Dicionário Michaelis:

Cessar de viver, extinguirem-se as funções vitais de; falecer;

     Diz-se que o sentido denotado quer dizer que é o sentido do dicionário, porém, alguns dicionários apresentam também os sinais conotados para algumas palavras.

    Já para o sentido conotado, onde o signo ganha outros significados, o que (normalmente) vai além do dicionário; nele, quer dizer que: acabou-se, encerrou-se, deixou de existir etc. o assunto, (pelo menos no contexto em que foi citado anteriormente.)

     Em suma, a pragmática preocupa-se com o sentido do signo, mas vai além do sentido, preocupa-se com a situação e com o contexto em que o signo está inserido, pois se for dito apenas a palavra “Morreu!”, livre de contextos, várias interpretações seriam possíveis.

Um comentário:

  1. Pessoal,
    Já comentamos na apresentação em sala e agora passei por aqui.
    Por favor, acrescente o nome dos membros do grupo no perfil.

    ResponderExcluir